Pular para o conteúdo principal

Em praça pública: documentário conscientiza sobre paternidade e cuidado


Pai Não é Visita! será exibido neste sábado no Festival de Inverno da Várzea


          
  Clima de diversão, com muita música e atrações culturais diversas, mas também - neste mês em que se comemora o mês dos pais - uma oportunidade para falar para o grande público sobre a importância de um pai presente desde a gestação à criação dos filhos, por que não? Com essa proposta, será exibido, na Praça da Várzea, às 18h deste sábado, 29, o documentário Pai Não é Visita! Pelo Direito de Ser Acompanhante, uma realização do Instituto Papai e Núcleo de Pesquisa em Gênero e Masculinidades - Gema-UFPE em parceria com a 7aArte Cinema.


            O vídeo foi realizado a partir dos relatos de pais que tentaram acompanhar o nascimento de seus filhos.  O maior objetivo é sensibilizar o público, sobretudo profissionais e gestores da saúde, sobre a importância e repercussões da participação do pai no parto/nascimento. A expectativa é de que o material possa ser utilizado em eventos de formação de profissionais de saúde.

A presença de um acompanhante de livre escolha da mulher durante todo o trabalho de pré-parto, parto e pós-parto imediato é garantida pela Lei do Acompanhante (11.108/2005). Infelizmente, ainda são muito frequentes casos de descumprimento dessa lei e, na maioria das vezes, é o pai do/a bebê que é impedido de acompanhar o parto. “Há tímidos avanços com alguns serviços modelo que cumprem integralmente a Lei do Acompanhante, mas o que encontramos com a realização das blitze nesses 10 anos é ainda o descumprimento generalizado da lei.” Destaca Mariana Azevedo, Coordenadora Geral do Instituto Papai, Ong sediada na Várzea e que há 18 anos tem a paternidade como eixo de trabalho, sendo referência para pesquisas na área.

Exibição encerra as ações de agosto da Campanha Pai Não é Visita! – Desde o dia 8 de agosto, véspera do Dia dos Pais, o Instituto Papai, em parceria com o Gema-UFPE, realiza uma série de ações da Campanha Pai Não é Visita, que existe desde 2006. Houve, no dia 8, o lançamento do vídeo Pai Não É Visita! na Livraria Cultura do Paço Alfândega, e no dia 24 de agosto foi realizado o Seminário Paternidade e Cuidado nos Serviços de Saúde, com sucesso de público. Durante os eventos foram apresentados os resultados obtidos nas blitze realizadas nas unidades de saúde para observar o cumprimento da Lei do Acompanhante (11.108/2005).


Serviço Campanha Pai Não é Visita

Exibição do vídeo Pai Não É Visita! Pelo direito de ser acompanhante no Festival de Inverno da Várzea
Praça da Várzea
Sábado, 29 de agosto, às 18h
Aberto ao público








Comentários