Pular para o conteúdo principal

Unindo Atitudes

Projeto realizado pelo Instituto PAPAI envolve homens e mulheres beneficiários do Bolsa Família e discute desigualdade de gênero

Oficinas de estética, campeonato de futebol, rodas de diálogo e até um bingo. O que parece ser apenas um conjunto de ações de entretenimento e lazer, na verdade tem agregado o valor de inserir homens e mulheres em atividades que possam levar reflexão sobre algo muito presente no dia a dia de todos nós: a desigualdade de gênero. Com o objetivo de promover a adoção de atitudes que diminuam essas desigualdades, o Instituto PAPAI realiza, com o apoio da ONU Mulheres, o projeto Unindo Atitudes. A ação que marca o início do projeto é o Bingo da Igualdade no próximo domingo, 20, no bairro de Brasilit, Zona Oeste do Recife, quando também serão feitas as inscrições de homens e mulheres das adjacências, interessados em participar de outras ações do projeto e que sejam beneficiários do Programa Bolsa Família.


O projeto também prevê a realização de oficinas de estética - com dicas sobre cabelo, maquiagem, massagem – dança, e, também um campeonato de futebol. Outro ponto que merece destaque são as rodas de diálogo sobre gênero e direitos humanos, que serão oferecidas pelos educadores sociais do Instituto PAPAI com o público do projeto. Assim, mais do que realizar atividades que podem proporcionar sociabilidades, conhecimentos, pretende-se abrir espaço para a reflexão sobre algo muito presente na sociedade e, muitas vezes pouco discutido, as desigualdades de gênero. 
As oficinas de gênero do Projeto Unindo Atitudes  têm o diferencial de serem destinadas a homens e mulheres.  Isso faz com que as rodas de diálogo contribuam para a reflexão de ambos os gêneros.  Vamos trabalhar as mesmas temáticas (violência, sexualidade, saúde)  sem esquecer de valorizar as peculiaridades de cada grupo. Cada tema contribui para apresentar e debater sobre o ideal de comportamento igualitário e cooperativo entre as pessoas.  Em paralelo às rodas de diálogos, serão realizadas atividades de lazer; prática esportiva para homens visando desenvolver  responsabilidade coletiva, e oficinas de estética para mulheres com a intenção de  estimular os cuidados pessoais e a valorização da autoestima, já que a  maioria das mulheres dedicam-se completamente ao lar”, comenta a Educadora Social do Unindo Atitudes, Rebecca França. A intenção é, mais adiante, também envolver as crianças, filhas de homens e mulheres do projeto, em atividades lúdicas e que possam favorecer o início dos debates sobre a temática também neste público infantil.

Sobre o público envolvido – O Bolsa-família é o maior programa de transferência de renda do mundo, mas ainda não adotou um programa de transformação de gênero que sistematicamente alcance as famílias beneficiadas ou procure envolver os homens como aliados para chegar à igualdade de gênero e bem-estar familiar, por isso a importância do Unindo Atitudes em abordar as desigualdades de gênero e empoderar as mulheres para alcançar as Metas do Milênio. Oportunizar que homens e mulheres reflitam sobre os efeitos nocivos das normas rígidas de gênero pode conferir grandes benefícios para os seus relacionamentos, para o desenvolvimento de seus filhos e filhas e seu bem-estar.


Ações do Projeto Unindo Atitudes:

Bingo da Igualdade – dia 20 de julho.

Oficinas de estética e roda de diálogos para mulheres- serão oferecidas todas as quartas- feiras, às 14h, nos próximos 3 meses, no Bar do Jorginho, Rua Artur Vanderlei, 212, Várzea, próximo ao hambúrguer do Raul.

23/07, 30/07, 06/08,13/08, 20/08, 27/08, 03/09, 10/09, 17/09 e 24/ 09


Campeonato de Futebol de Oficinas para homens - na quadra Ágape (conhecida como Praça da Feirinha), e na Associação de Moradores de Brasilit.

Sábados: 26/07, 02/08, 09/08, 16/08, 23/08, 30/08 06/09, 13/09, 20/09, 27/09


Rodas de diálogos sobre gênero e direitos humanos:
- Introdução/ Identidade e Desigualdade/ Gênero/ Relacionamento/ Corpo e Autonomia/ Saúde e Direitos/ Violência/ Alternativa de Renda/ Construindo Projeto de Vida/ Pós-teste (avaliação do projeto).

Realização:
Instituto PAPAI


Apoio:


Serviço:
Lançamento do Projeto Unindo Atitudes com o Bingo da Igualdade
Quando? Domingo, 20 de julho, 16h
Onde?  Rua Poloní, próxima à Praça do Caxito, Brasilit. Como chegar: 
Quem vai pela Av. General Polidoro, entrar na rua onde tem o sinal e a padaria do outro lado, e onde tem a Academia Plataforma. Segue direto e pega a esquerda na bifurcação da Igreja Católica.
Informações: (81) 3271.4820 Instituto PAPAI e facebook.com/unindoatitudes 


Comentários